No quadro da cooperação entre a República de Angola e a República Democrática do Congo, as Autoridades Migratórias de ambos os países mantiveram de 19 a 20 do mês em curso, em Luanda, um encontro de trabalho, com vista o reforço da cooperação, no âmbito migratório.
Presidiu a sessão de abertura, Sua excelência o Comissário Chefe, Salvador José Rodrigues, Secretário de Estado do Interior para o Asseguramento Técnico, em representação do Ministro do Interior. A entidade, na sua alocução, apelou “a necessidade de se prestar maior atenção as questões relacionadas com a segurança ao longo da fronteira comum, o combate ao crime organizado, a imigração ilegal, comércio no perímetro fronteiriço e outros factores que atentam contra a estabilidade política, económica, bem como, a realização de patrulhamentos conjuntos terrestres, marítimos e fluviais ao longo da fronteira, para prevenir a violação dos espaços delimitados”.
As Delegações dos dois Serviços foram chefiadas por suas Excelências, Comissário de Migração Principal João António da Costa Dias, Director Geral do SME e Roland Kashwantale Chihoza, Director Geral de Migração da RDC.
Em 48 horas foram analisados minuciosamente temas como; a Organização e Funcionamento da Direcção Geral do SME; a Análise do Estado de Implementação do Acordo Tripartido sobre Circulação de Pessoas e Bens ao Longo da Fronteira Comum assinado em 1999; bem como, a Análise do Projecto de Acordo Bilateral sobre o Estabelecimento e Circulação de Pessoas ao Longo da Fronteira Comum entre a República de Angola e a República Democrática do Congo;
Após a discussão e análise dos temas agendados, as partes concluiram o seguinte:
SME, PELA LEGALIDADE E PELA INTEGRIDADE!
GABINETE DE COMUNICAO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, EM LUANDA, AOS 20 DE NOVEMBRO DE 2019.
Publicado em: 20/11/19