O Serviço de Migração e Estrangeiros, comemorou na manhã desta Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021, com júbilo o 45° aniversário da sua institucionalização.
O acto, decorreu nas instalações do CIT, sito no km 30/Viana e foi presidido por sua Excelência o Ministro do Interior, General Eugênio César Laborinho, que esteve ladeado pelo Secretário de Estado do Interior, Dr. José Bamokina Zau e pelo Comissário de Migração Principal, João António da Costa Dias, Director Geral do SME.
Testemunharam a cerimónia, o Subprocurador Geral da República junto do SME, Dr. Astrigildo Culolo, em representação do Procurador Geral da República, Dr. Hélder F. Pitta Groz, o Comandante Geral da Polícia Nacional, Comissário Geral Paulo de Almeida, os Directores dos Órgãos executivos do MININT, os PCAs da AIPEX e da AGT, Eng. António E. da Silva e Cláudio P. dos Santos respectivamente, Membros do Governo, de ONGs, do Conselho Consultivo do MININT e do SME, ex-Directores do SME e demais convidados.
Nas palavras de circunstância, o Director Geral do SME, após saudar e felicitar o efectivo de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste, referiu que o momento que ora celebramos “representa um marco na história do nosso Órgão, uma ocasião para todos refletirmos com realismo para o passado, avaliando a nossa contribuição na trajectória dos 45 anos do SME, olhando com pragmatismo o presente, para o papel que desempenhamos no processo de solidificação das bases para um futuro que a todos nos possa orgulhar”.
“Inúmeras realizações marcaram estes 45 anos, e estes por sua vez têm permitido ao Órgão o cumprimento do seu papel, dentro das contingências históricas” asseverou.
O presidente do acto, após saudações calorosas por ocasião do aniversário do SME, reconheceu os avanços dos Serviços nos mais variados dominios ao longo deste período.
Entretanto, referiu ainda que “devemos celebrar o 45° aniversário do SME com serenidade que o contexto exige, mas com ambição e o compromisso de superar os níveis de satisfação dos nossos utentes.
Por seu turno, o responsável máximo do Ministério do Interior, ao tomar da palavra, louvou as boas acções desenvolvidas pela Direcção Geral do SME, tendo no entanto apelado pela aposta continua nos quadros jovens em paralelo com os mais antigos, assim como, uma atenção especial às mulheres qualificadas.
A entidade assegurou ainda que, “está em carteira a implementação do novo estatuto remuneratório do MININT, processo que vai de certa forma permitir conferir maior dignidade ao efectivo, com maior incidência aos da base, bem como outras acções que facilitarão melhor assistência médica e medicamentosas, criar benesses de formas a elevar a condição social dos mesmos”.
Por conseguinte, o final do acto foi marcado por momentos de júbilos e de confraternização, entrega de certificados de reconhecimento e brindes aos ex-directores do SME, desfile das forças em parada e da banda de música, visita guiada à exposição fotográfica, ofertas de livros para o reforço do acervo da biblioteca da Escola Nacional de Migração e culminou com o corte do bolo.
Publicado em: 27/04/21