#REDACÇÃO – Os efectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros participam de 26 a 27 de Setembro do ano em curso, no Workshop sobre Branqueamentos de Capitais e Investigações Financeiras Paralelas, relacionadas ao Movimento Migratório.
O evento promovido pela Direcção Geral do SME, em parceria com a PGR e o Escritório das Nações Unidas sobre as Drogas e Crimes – UNODC, visa fortalecer a capacidade operacional dos especialistas de migração na prevenção e combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento ao terrorismo, promovendo a sensibilização e a conscientização do efectivo, bem como a formação e a capacitação de formadores.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para o Interior, Dr. José Paulino Cunha da Silva, em representação do Ministro do Interior, e contou com a presença de representantes das Nações Unidas em Angola, Magistrados do Tribunal Supremo e da Procuradoria Geral da República, bem como do Director-Geral Adjunto do SME, Comissário de Migração Tomé Cuanga João e distintos membros do Conselho Consultivo do SME.
Na sua alocução, o Secretário de Estado referiu que o Governo Angolano está comprometido com o cumprimento das recomendações das organizações regionais e internacionais em matéria de branqueamento de Capitais, financiamento ao terrorismo e crimes conexos, e por este facto vem adoptando medidas políticas, legislativas, economicas, financeiras e administrativas para a prevenção e combate de tais práticas.
Ademais, o Governante sublinhou ainda que o Ministério do Interior, através do SME e de outros Órgãos afins, vem participando em várias acções formativas para dotar os seus funcionários com capacidade e ferramentas necessárias para lidar de forma eficiente e eficaz, com o fenómeno.
De referir que, para além dos Directores Nacionais e Provinciais, participam desta acção de capacitação os técnicos de Investigação e Fiscalização dos distintos Órgãos do Serviço de Migração e Estrangeiros, de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste.
Publicado em: 01/10/24