EFECTIVOS DO SME APERFEIÇOAM CONHECIMENTOS EM MATÉRIAS DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS ASSOCIADAS AO MOVIMENTO MIGRATÓRIO

EFECTIVOS DO SME APERFEIÇOAM CONHECIMENTOS EM MATÉRIAS DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS ASSOCIADAS AO MOVIMENTO MIGRATÓRIO


Os efectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros participam de 26 a 27 de Setembro do ano em curso, no Workshop sobre Branqueamentos de Capitais e Investigações Financeiras Paralelas, relacionadas ao Movimento Migratório.

O evento promovido pela Direcção Geral do SME, em parceria com a PGR e o Escritório das Nações Unidas sobre as Drogas e Crimes – UNODC, visa fortalecer a capacidade operacional dos especialistas de migração na prevenção e combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento ao terrorismo, promovendo a sensibilização e a conscientização do efectivo, bem como a formação e a capacitação de formadores.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para o Interior, Dr. José Paulino Cunha da Silva, em representação do Ministro do Interior, e contou com a presença de representantes das Nações Unidas em Angola, Magistrados do Tribunal Supremo e da Procuradoria Geral da República, bem como do Director-Geral Adjunto do SME, Comissário de Migração Tomé Cuanga João e distintos membros do Conselho Consultivo do SME.

Na sua alocução, o Secretário de Estado referiu que o Governo Angolano está comprometido com o cumprimento das recomendações das organizações regionais e internacionais em matéria de branqueamento de Capitais, financiamento ao terrorismo e crimes conexos, e por este facto vem adoptando medidas políticas, legislativas, economicas, financeiras e administrativas para a prevenção e combate de tais práticas.

Ademais, o Governante sublinhou ainda que o Ministério do Interior, através do SME e de outros Órgãos afins, vem participando em várias acções formativas para dotar os seus funcionários com capacidade e ferramentas necessárias para lidar de forma eficiente e eficaz, com o fenómeno.

De referir que, para além dos Directores Nacionais e Provinciais, participam desta acção de capacitação os técnicos de Investigação e Fiscalização dos distintos Órgãos do Serviço de Migração e Estrangeiros, de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste.

Voltar